Papel e Celulose
O que é?
A celulose é uma substância existente na maioria dos vegetais e é retirada dos troncos de madeira. Essa substância é a base para a fabricação de papel e também para a fabricação de certos tipos de plásticos, vernizes, filmes, seda artificial e diversos produtos químicos. O material mais usado é principalmente os pinheiros, pelo preço e resistência devido ao maior comprimento da fibra, e os eucaliptos, pelo crescimento acelerado da árvore. Conheça abaixo o processo de fabricação do papel:
- Corte dos troncos de madeira para início da extração de celulose;
- Descascador e picador: onde o tronco sai em forma de cavaco;
- Digestor: os cavacos são cozidos dentro de um líquido composto por água e alguns agentes químicos, esse cozimento resulta no que é chamado de polpa de celulose;
- Lavagem: a polpa passa por um processo de lavagem em tanques;
- Centrífuga: a polpa, também, passa por uma centrífuga onde os cavacos não dissolvidos são eliminados juntos com outras impurezas;
- Branqueamento: após a separação, a polpa é colocada em tanques para “descansar”, essa etapa também serve para separar a celulose de outros resíduos;
- Prensagem e secagem: mesmo passando por esses processos, a polpa de celulose ainda possui alto teor aquoso e precisa passar por uma máquina chamada de mesa plena, que a transforma em uma grande folha contínua e lisa sobre uma esteira rolante. Essa folha passa por rolos de prensagem e secagem com ar quente que retiram o excesso de água, esse processo, além de retirar a água, serve para compactar e alisar a folha.
- Seu último processo é passar por uma “enroladeira”, onde a folha é rebobinada e vira um enorme rolo pronto para ser cortado, empacotado e por fim distribuído.
Economia
Segundo a Associação Brasileira de Papel e Celulose – Bracelpa, no ano de 1952, o Brasil produziu cerca de 262 mil toneladas de papel e celulose. Já entre os anos de 1974 e 1980, a produção chegou na marca de 2,9 milhões de toneladas, crescimento de 201%. A produção começou a ser maior que o consumo, possibilitando o início das exportações. No ano de 1985, a produção de celulose atingiu 3,4 milhões de toneladas e a de papel, 4 milhões.
A partir dos anos 1990, a indústria de papel e celulose atingiu sua maturidade, passando a se dedicar às necessidades de mercado e de expansão, além de grande número nas exportações. Observando todo o nosso histórico, vemos que o setor brasileiro de papel e celulose tem sido bastante positivo nos últimos anos dentro do cenário mundial, segundo levantamento feito pela Indústria Brasileira de Árvores – Iba, em 2018, as exportações aumentaram 10,7%, atingindo a marca de 15,8 milhões de toneladas de papel fabricados.
Projetos Finalizados
+
Segmentos atendidos
+
Colaboradores
+
Maquinários
mi+
Sicari Indústria e Usinagem
Mais de 20 anos de excelência
A Sicari possui mais de 20 anos de história e referência como maior e melhor Centro Tecnológico de Usinagem em Goiás especializada em: Caldeiraria, Metalização, Recuperação e Usinagem de precisão.
ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS PERSONALIZADOS